Páginas

Este blog não pretende ser um tratado do nosso vernáculo. Destina-se àqueles que querem aprender a escrever corretamente. Lapidar as palavras e transformá-las em verdadeiras jóias (bem dispostas no texto, de forma a traduzir o pensamento e publicar as idéias) é o que busca todo o artesão da palavra.

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Redação Técnica


Redação Técnica

Exercitamos durante anos, na escola, a redação literária. Aprendemos a descrever o por-do-sol, um dia de sol após um longo período de chuva, passeios ao campo, nossas férias e temas afins. Essas redações são muito úteis como exercício de expressão.
Entretanto, como profissionais precisamos utilizar a redação técnica. Qual é a diferença entre a redação literária e a redação técnica? A principal diferença é que a primeira é mais subjetiva, enquanto a segunda é mais objetiva. O que é uma redação técnica? Para Margaret Norgaard, redação técnica é "qualquer espécie de linguagem escrita que trate de fatos ou assuntos técnicos ou científicos".
Tipos de Redação Técnica ou Científica:
Há diversos tipos de redação técnica: as descrições e narrações técnicas, os manuais de instrução, os pareceres, os relatórios, as teses, e dissertações científicas (monografias em geral) e outros.
A descrição técnica pode ocupar-se de objetos, de fatos, fenômenos, lugares, eventos, assim como a descrição literária; o que as diferencia é o objetivo e o ponto de vista. Há uma diferença muito grande na descrição literária de um colibri e uma descrição técnica ou científica do mesmo colibri.
No estudo de Redação Técnica vamos nos ater ao Relatório Administrativo, Resenha e Monografia.

..

Nenhum comentário:

Pesquisa personalizada