Páginas

Este blog não pretende ser um tratado do nosso vernáculo. Destina-se àqueles que querem aprender a escrever corretamente. Lapidar as palavras e transformá-las em verdadeiras jóias (bem dispostas no texto, de forma a traduzir o pensamento e publicar as idéias) é o que busca todo o artesão da palavra.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Sugestões para Redação

Apresentaremos algumas sugestões para a redação de trabalhos a partir do estudo de textos teóricos. Estas orientações são para àqueles estudantes, iniciantes na vida acadêmica, para serem utilizadas como ferramenta de auxílio na elaboração deste tipo de atividade.


Esquema: A elaboração do esquema se faz necessário na primeira abordagem do texto teórico, quando o leitor necessita adquirir a visão do conjunto dos temas e subtemas desenvolvidos pelo autor.


Procediment0s:
  1. Fazer uma leitura panorâmica do texto. Ler de forma descontraída sem a preopação de extrair algo do texto.
  2. Fazer uma segunda leitura e, desta vez, grifar (sublinhar) as "palavras-chave" dos parágrafos. Cada parágrafo que compõe o texto se constitui num momento de desenvovimento do raciocínio, no desdobramento da argumentação, na apresentação de ideias ou conceitos que, no seu conjunto, demonstram a posição assumida pelo autor. Para a compreensão do texto em sua globalidade é necessário ter clareza nas idéias apresentadas nos parágrafos. - De que fala o parágrafo? Deve-se grifar as palavras que respondam esta pergunta.
    Os textos, via de regra, apresentam vários parágrafos que tratam do mesmo conceito, sendo assim, grifa-se apenas quando este aparece pela primeira vez.
  3. A partir do levantamento das "palavras-chave" nos parágrafos, elabora-se o Esquema destas ideias. Os textos teóricos normalmente apresentam a seguinte estrutura básica:
  • Introdução: (Composta pelos primeiros parágrafos) - onde o autor apresenta o assunto, o problema levantado em torno dele e a posição que defende a partir do problema.
  • Desenvolvimento: Neste o autor apresenta os argumento que justificam a posição assumida.
  • conclusão: (últimos parágrafos) - nesta o autor "fecha" o texto apresentando o resultado da pesquisa.

Para elaborar o esquema é necessário detectar os parágrafos onde o autor introduz, desenvolve e conclui o texto. Em seguida apontar em cada uma destas partes as "palavras-chave" grifadas, que, no seu conjunto, constituem o esquema do raciocínio lógico do autor, possibilitando assim, a "visão do todo" do texto. O esquema pode ser elaborado a partir do vocabulário utilizado pelo autor.

Nenhum comentário:

Pesquisa personalizada