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Este blog não pretende ser um tratado do nosso vernáculo. Destina-se àqueles que querem aprender a escrever corretamente. Lapidar as palavras e transformá-las em verdadeiras jóias (bem dispostas no texto, de forma a traduzir o pensamento e publicar as idéias) é o que busca todo o artesão da palavra.

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Técnica do Estudo pela Leitura


Técnica do Estudo pela Leitura

Numa pesquisa de caráter bibliográfico, uma vez localizado e selecionado o material escolhido é necessário que se proceda a um estudo crítico da documentação. Somente as informações consideradas relevantes para o tema em processo de pesquisa é que devem ser incorporados ao corpo do relatório.

O pesquisador deve fazer uma síntese das informações relevantes. O primeiro passo para se fazer uma síntese do material estudado é procurar estabelecer claramente o que o autor afirma e porque o afirma. Por esta razão é que se recomenda que, nesta fase da leitura crítica ou reflexiva, nunca se deve perder de vista a norma fundamental de julgar e analisar as idéias do autor em função dos propósitos dele, e não em função dos propósitos do pesquisador.
O que Estudar?
Em virtude da grande quantidade de material publicado em todas as áreas do conhecimento é necessário que se tenha disposição e disciplina para adentrar o terreno das idéias e do conhecimento. Pode-se mesmo afirmar que o pesquisador é aquele indivíduo que mantém sempre uma atitude de humildade quando confrontado pelos fatos da existência. Esta humildade o leva à admissão de sua falta de conhecimento em relação a muitas coisas, o que, por sua vez, o induzirá a uma atitude de curiosidade , busca e análise, visando suprir esta falta de conhecimento. É esta mesma atitude básica de humildade que leva o pesquisador a estar sempre procurando aperfeiçoar a sua percepção da realidade existente.
O Conceito de Estudo
Estudar é concentrar todos os recursos e habilidades pessoais na captação e assimilação dos dados, relações e técnicas conducentes ao domínio de um problema ou assunto.Visto sob tal perspectiva, o estudo abrange os seguintes aspectos:
1. um processo volitivo e conscientemente dirigido de aprender, onde se aprende, acima de tudo, pela reflexão atenta e proposital sobre determinado tema ou assunto;
2. um processo de apreensão, ou seja, de percepção dos significados relacionados às relações internas e cruciais dos dados do assunto ou problema;
3. um processo de assimilação ou de apropriação que se apresenta como elemento culminante do processo do estudo, uma vez que se estuda para aprender e aprender é assimilar os dados do assunto ou problema e suas relações com a realidade.

Nota: Material extraído do livro A Arte da Investigação Criadora – Intrudução à Metodologia da Pesquisa - Darci Dusilek, de forma adaptada e resumida.



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