Páginas

Este blog não pretende ser um tratado do nosso vernáculo. Destina-se àqueles que querem aprender a escrever corretamente. Lapidar as palavras e transformá-las em verdadeiras jóias (bem dispostas no texto, de forma a traduzir o pensamento e publicar as idéias) é o que busca todo o artesão da palavra.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Características do Conhecimento Científico

O conhecimento científico caracteriza-se pela metodologia. Há um rigoroso método a ser seguido por aqueles que desejam produzir ciência. Não há ciência sem o emprego de métodos científicos.
São também características do conhecimento científico:
  • Realidade e factualidade - Ocorrências, fatos, isto é, toda forma de existência que se manifesta de algum modo, fatos e fenômenos da natureza que podem se observados são o objeto de estudo.
  • Sistematicidade - O saber é ordenado logicamente, formando um sistema de idéias (teoria) e não conhecimentos dipersos e desconexos.
  • Verificabilidade - As hipóteses que não podem ser comprovadas ou refutadas não pertencem ao âmbito da ciência.
  • Contigência - As proposições ou hipóteses têm sua veracidade ou falsidade conhecida pela experimentação e não somente pela razão.
  • Falibilidade - Em virtude de não ser definitivo, absoluto ou final, verdades podem ser trocadas, de acordo com o desenvolvimento da ciência e da tecnologia.
  • Exatidão aproximada - Novas proposiçãos e o desenvolvimento de novas técnicas podem reformular o acervo de teorias existentes.

Nenhum comentário:

Pesquisa personalizada