Páginas

Este blog não pretende ser um tratado do nosso vernáculo. Destina-se àqueles que querem aprender a escrever corretamente. Lapidar as palavras e transformá-las em verdadeiras jóias (bem dispostas no texto, de forma a traduzir o pensamento e publicar as idéias) é o que busca todo o artesão da palavra.

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Coleta de Dados para Pesquisa Bibliográfica



Pesquisa Bibliográfica

Coletar dados para pesquisa requer disciplina, organização e capricho. Sendo assim, preste atenção em algumas dicas importantes sobre como tomar notas e sobre o que caracteriza um bom apontamento:


Como tomar Notas
Saber tomar notas de leitura é coisa muito  importante:
  • É preciso saber o que anotar - Não se toma nota de tudo, mas apenas daquilo que possa interessar ao esquema do trabalho;
  • Como anotar - Procure resumir as informações que lhe interessem. A maioria dos parágrafos têm sua idéia núcleo expressa no tópico frasal. Se pensar em aproveitar  textualmente a opinião do autor, copie ipsis verbis (palavra por palavra), tendo o cuidado, sempre de anotar de maneira precisa todas as indicações necessárias à localização do trecho transcrito (nome do autor, título  completo  da obra, local, editora, data e página).
  • Onde anotar - Muita gente toma notas em cadernos ou folhas avulsas. Processo desaconselhável. O melhor é tomar notas em fichas de cartolina  de aproximadamente 15cm X 10cm, ou papel A4 dividido ao meio. 
Comunicação em Proza Moderna, Othon Garcia, P.336
    Características de um Bom Apontamento
    1. Um bom apontamento é mais que um mero assunto ou esboço de temas - A anotação deve  indicar precisamente qual foi a idéia exposta pelo autor pesquisado. 
    2. Um bom apontamento é tão preciso que não deixa dúvida sobre seu significado. - O apontamento deve ser claro e completo, formar uma unidade em si, ao ponto de, sendo mais tarde consultado, permitir que o pesquisador saiba exatamente do que se trata. (...) Uma revisão das anotações é sempre uma norma de boa prática a ser observada.
    3. Um bom apontamento possui todos os dados necessários para voltar rapidamente à sua fonte original - Este aspecto se relaciona com a documentação das fontes.. Vincula-se diretamente à referência bibliográfica de onde certo pensamento, foi tirado ou resumido. É importante que se cuide  deste aspecto porque: ao revisar o apontamento, pairando qualquer dúvida,  é possível, ao pesquisador, voltar à fonte original;  também, ao se elaborar a redação do relatório de pesquisa, não haverá problemas quanto às citações e referências que o pesquisador desejar fazer, uma vez que tudo se encontra devidamente documentado. Uma recomendação adicional é que, ao fazer suas anotações, o pesquisador deve cuidar para que o material citado possa ser separado dos comentários pessoais.
    4. Um bom apontamento possui um cabeçalho bem definido. - O cabeçalho desempenha, com relação às anotações, o mesmo papel que um sistema de classificação numa biblioteca. Através do cabeçalho classifica-se a informação. Para fins de pesquisa,  geralmente o cabeçalho está relacionado com o plano de assunto.(...)
    5. Um bom apontamento é o que é feito visando a incorporação do material no relatório de pesquisa. - Não se tomam anotações simplesmente. As anotações devem ser feitas a partir de um posicionamento pessoal do pesquisador em relação à informação apresentada por um autor determinado, tendo em vista a problematica de que está procurando tratar em sua pesquisa.
    A Arte da Investigação Criadora - Darci Dusileck,  p.95


        Um comentário:

        Simplesmente Serva disse...

        Olá, Cleusa! Ainda não sei muito mexer com algumas ferramentas e, somente parando para catucar um pouco é que a gente descobre. E foi assim que acabei encontrando os seus blogs. Este é muito interessante. Parabéns. Depois vou ver os outros.
        Já estou lhe seguindo, tá.
        bjo no coração. Que o Senhor te abençoe sempre.

        Pesquisa personalizada