Páginas

Este blog não pretende ser um tratado do nosso vernáculo. Destina-se àqueles que querem aprender a escrever corretamente. Lapidar as palavras e transformá-las em verdadeiras jóias (bem dispostas no texto, de forma a traduzir o pensamento e publicar as idéias) é o que busca todo o artesão da palavra.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Como fazer um Currículo que Impressiona?


Ter um currículo eficaz pode fazer toda a diferença na hora de conseguir um emprego.
Como a maioria dos potenciais empregadores recebem inúmeros curriculos regularmente, você precisa encontrar uma maneira de fazer seu currículo se destacar dentre os outros. Aqui estão algumas dicas sobre como fazer um currículo que chame a atenção de forma positiva:


1 - Limite o seu currículo a uma página
Um erro comum que os candidatos a emprego cometem com frequência é o de  fazer um currículo  longo, com muitos detalhes. A maioria dos empregadores são extremamente ocupados e simplesmente não passarão do  nome do candidato, se acharem  que o currículo  é muito longo.
Se você tiver muitas realizações para se gabar, liste apenas os trabalhos mais relevantes para o trabalho que você está se candidatando. Seja objetivo, claro e direto.
2 - Honestidade em um currículo é muito importante
Pequenas mentiras brancas quase sempre saem pela culatra e, normalmente, levam a problemas maiores. Muitas vezes é apenas uma questão de tempo para a verdade vir à tona. Tal como acontece com outras áreas de nossas vidas, quando se trata de obter um trabalho, a honestidade é realmente a melhor política.
3 - Revisar o currículo é essencial
Tenha absoluta certeza de que você verificou a ortografia de seu currículo antes de enviá-lo aos potenciais empregadores.
Como fazer um currículo que impressiona?  O currículo tem que parecer tão perfeito quanto possível. Isso mostra que você valoriza a precisão em suas habilidades lingüísticas. Um currículo cheio de erros ortográficos certamente trabalhará contra você. Em outras palavras, o currículo deve refletir o trabalho que você vai fazer, e também mostrar aos potenciais empregadores os seus melhores atributos.
Afinal, se você não está disposto a sair do seu caminho para tentar impressioná-los agora, por que eles acreditariam que você tentaria dar o seu melhor,  depois de ser contratado?
4 - Faça o seu currículo de fácil leitura
Você deve sempre usar as fontes que são fáceis de ler tanto na tela quanto no papel, e escolher um tamanho de fonte que não seja menor do que 11 ou 12.
5 - Envie o seu currículo por correio normal, fax ou leve pessoalmente, a menos que seja especificado pelos empregadores que você mande por e-mail.
A maioria dos empregadores recebem um grande número de e-mails todos os dias. Se virem um email de uma fonte desconhecida eles podem simplesmente apertar o botão e deletar.
Nunca envie seu currículo por fax, fora do horário comercial. Muitas agências funcionam a partir da casa das pessoas e o toque de uma máquina de fax à meia-noite pode ser muito perturbador. Respeite o horário das refeições e de descanso das pessoas.

Estrutura do Currículo
Cabeçalho:
Esta seção deverá conter as informações básicas de contato. Seu empregador precisa saber como encontrá-lo, caso queira maiores informações ou marcar uma entrevista.
Nome:
Endereço:
Número do Telefone:
E-mail:
Objetivo
Esta seção é importante. Ela envia uma mensagem para o leitor que você tem uma direção clara de carreira ou sabe onde quer chegar e estabelece uma impressão positiva.
Resumo das qualificações
Esta parte do currículo consiste em várias declarações concisas que prendam a atenção do leitor sobre as qualificações e habilidades mais importantes que você tem para oferecer.
Estas qualidades são as razões mais fortes pelas quais  um empregador deve contratar você. Por isso devem ser atributos que irão atender às necessidades do empregador. Tente usar frases curtas e palavras de ação positiva. Tente ser convincente e forte. Seja confiante, mas não ousado(a)!
Conquistas
Nesta seção você irá apresentar-se através dos resultados que você conseguiu. Deixe seus sucessos passados estabelecer a confiança em suas habilidades e mostrar ao potencial empregador como essa experiência se relaciona com as  necessidades dele.
Educação
Aqui você irá listar sua formação educacional, tais como, formação técnica, diploma universitário, pós graduação, mestrado, doutorado, honras, prêmios, cursos de atualização profissional, etc
Se a sua lista completa é muito longa, basta escolher os cursos mais recentes e relevantes para o trabalho que você está se candidatando.
História de emprego
Liste seu histórico de empregos anteriores nesta seção. A forma mais comum é listar o trabalho mais recente em primeiro lugar e seguir uma ordem cronológica decrescente.
Mais uma vez, mantenha a posição mais relevante e as habilidades em que você mais se destaque.
Você também pode colocar todas as atividades de voluntariado relevantes, projetos que participou,  se eles contribuirem  para melhor classificá-lo  para a atividade para a qual você está se candidatando.
Como freelancers, você pode listar todos os clubes, grupos ou organizações a que pertence. Liste em que capacidade você tem usado suas habilidades freelancing.
Referências
Esta seção é opcional. É muito cedo para que os empregadores verifiquem qualquer referência nesta fase. Mas você pode ressalvar que as referências estarão disponíveis mediante solicitação.

Nenhum comentário:

Pesquisa personalizada