Páginas

Este blog não pretende ser um tratado do nosso vernáculo. Destina-se àqueles que querem aprender a escrever corretamente. Lapidar as palavras e transformá-las em verdadeiras jóias (bem dispostas no texto, de forma a traduzir o pensamento e publicar as idéias) é o que busca todo o artesão da palavra.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Tecnologia de Ponta para as Escolas de todo o país

 



     A lousa eletrônica é uma das novidades tecnológicas que o Mec planeja levar às escolas de todo o país.

     Composta de uma caneta  e um receptor, que devem ser acoplados ao projetor Proinfo (equipamento com computador e projetor ofertados pelo MEC aos estados e municípios). O registro foi feito pelo líder do governo no Senado, Romero Jucá.

     Segundo Jucá, além da lousa eletrônica, o leitor em braile também fará parte dos equipamentos tecnológicos que o MEC pretende instalar em todas as escolas brasileiras. As louças eletrônicas estão em processo de licitação para compra no FNDE.

     - Tanto a lousa quanto o leitor em braile são equipamentos que irão contribuir substancialmente com a melhoria do ensino brasileiro; pois facilitam a vida do professor e dos alunos . Sem dúvida vou trabalhar para levar estas facilidades tecnológicas para Roraima – disse Romero Jucá.

        O protótipo do leitor em braile,  permitirá que alunos com deficiência visual escrevam e ao mesmo tempo ouçam o que escrevem. A ferramenta tem uma câmera digital que captura as imagens de um livro ou jornal, por exemplo, e transforma a imagem em texto em braile, gerando o áudio correspondente. Por meio de um visor, o professor poderá acompanhar o trabalho do estudante. O protótipo, desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), está em fase de testes e deve estar pronto em seis meses.


Texto extraído do blog: http://www.educacaoadistancia.blog.br
postado no blog edução a distância em setembro de 2011

Nenhum comentário:

Pesquisa personalizada